Municípios têm 20 dias para contestar dos dados da contagem populacional

Como é de extrema importância para os Municipios, retransmitimos noticia veiculada pela CNM em 04.11.2010.

Os Municípios terão de amanhã, 5 de novembro, até dia 24 para contestar dos dados da contagem populacional. Neste prazo de 20 dias, os gestores municipais poderão apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e no dia 29 de novembro o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o resultado final da população por Município. O Censo Demográfico 2010 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 4 de novembro.

Na coleta para o Censo 2010, mais de 67 milhões de domicílios foram visitados até dia 31 de outubro. Todos os Municípios e Estados receberão os agentes e o resultado da população de cada Município será apresentado às prefeituras por meio de ofício e em reuniões das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), onde eventuais dúvidas sobre eles deverão ser esclarecidas.

De 1º de agosto a 31 de outubro, 185.712.713 de pessoas residentes no Brasil foram recenseadas. De acordo com IBGE, os dados ainda passarão por um processo de análise e caso sejam verificadas inconsistências, supervisores contratados pelo instituto poderão retornar a alguns domicílios. Os moradores que ainda não foram visitados pela equipe do censo podem agendar visita de um agente pelo número 0800-7218181 ou pelo link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php.

Orientação da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta que os gestores Municipais avaliem os dados divulgados, pois o resultado é um dos critérios para o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Anualmente, o IBGE repassa ao Tribunal de Contas da União (TCU) as estimativas da quantidade de habitante por Município.

notícia criada em 08/11/2010 as 09:28 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 1058 vez(es).