Simples Nacional: Municípios têm até dia 31 para avaliar CNPJ’s

Divulgamos, por ser de grande importância para os Municípios, matéria veiculada no sitio da CNM


Simples Nacional: Municípios têm até dia 31 para avaliar CNPJ’s


CNM

Os Municípios devem efetuar a avaliação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) a partir de sexta-feira, 15 de outubro. O objetivo da avaliação é o ingresso de empresas no Simples Nacional. O prazo para análise dos CNPJ´s termina em 31 de outubro.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o procedimento dos Municípios será o de verificar pendências cadastrais, débitos fiscais de contribuintes cuja exigibilidade não esteja suspensa e se as atividades dos contribuintes permitem o ingresso ao Simples. Apenas os contribuintes que ainda não optaram pelo Simples Nacional podem ter a avaliação indeferida.

O arquivo com a relação de todos os CNPJ´s localizados no Município e inscritos na Receita Federal do Brasil estará disponível no portal do Simples Nacional, na pasta chamada TO, do aplicativo Transferência de Arquivos. Para acessar os dados é necessário possuir certificado digital.

Depois de analisar os dados, os Municípios têm até 31 de outubro para enviar o arquivo com lista dos CNPJ´s pendentes à Receita Federal. À medida que os contribuintes forem regularizando as pendências, os Municípios podem atualizar os dados por meio de retificações. O procedimento deve ser realizado com o número do recibo do envio anterior até 30 de dezembro de 2010.

A transmissão do arquivo pode ser feita por meio do Programa Gerador de Declarações (PGD), no site da Receita Federal, disponível a partir de 16 de outubro. Para o envio é necessário instalar a versão atual do Receitanet e utilizar a certificação digital e-CPF.

notícia criada em 09/10/2010 as 09:38 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 516 vez(es).