PLANEJAMENTO LANÇA GUIA PARA INDICADORES DE PROGRAMAS DO GOVERNO


Os Indicadores dos Programas integrantes do Plano Plurianual - PPA - são fundamentais para se avaliar objetivamente dos resultados atingidos na execução dos Programas.

Confira no sitio do Ministério do Planejamento (www.planejamento.gov.br) o lançamento do Guia para se construir dos indicadores dos Programas.

Brasília, 10/3/2010 - O Ministério do Planejamento lança, nesta quinta-feira,11, às 16h, no Carlton Hotel, o Guia Metodológico para a Construção de Indicadores, que vai auxiliar as áreas que têm programas voltados para a sociedade brasileira a desenvolver os índices de avaliação de resultados.


O Guia, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI), é resultado de parceria com o governo britânico para a realização de ações com o objetivo de melhorar a eficiência do gasto público. Para a elaboração do documento, a SPI fez pesquisa e consultas a especialistas em indicadores.


O Guia Metodológico conta com sete capítulos divididos em três partes: 1. Marco Conceitual; 2. Método para construção de Indicadores de Programas em oito passos e 3. Explicitação da dinâmica de aplicação do método em programas de governo.


Segundo técnicos da SPI, a metodologia tinha como premissa ser objetiva, simples e de fácil entendimento tendo em vista a vasta diversidade de áreas temáticas na qual a Administração Pública atua. Foram estabelecidos oito passos para que, dentro da análise dos programas, os gerentes consigam mapear os melhores indicadores para monitorar e avaliar os resultados da ação pública.


Os técnicos informam que foi realizada oficina de validação para testar a metodologia. O programa escolhido foi Programa Nacional de Microcrédito Orientado - do Ministério do Trabalho e Emprego, e o teste com participação ativa da equipe gerencial foi considerado um sucesso.

notícia criada em 10/03/2010 as 22:40 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 954 vez(es).