Conselheiro Valter Albano toma posse na Presidência do TCE-MT dia 4 e anuncia plano estratégico

Está marcada para o dia 4 de janeiro, às 15h30, a posse do conselheiro Valter Albano na Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Eleito no dia 3 de novembro de 2009, ele será empossado juntamente com os conselheiros Antonio Joaquim, como vice-presidente e José Carlos Novelli, no cargo de corregedor-geral.

Segundo Albano, a palavra chave de sua gestão será consolidação. Ele explica, entretanto, que isso não significa que ficará restrito aos projetos iniciados nas gestões que o antecederam ou que se inibirá as idéias ou propostas de inovação.

Consolidar, conforme o novo presidente, significará adotar todas as medidas necessárias à conclusão do planejamento estratégico elaborado para o período 2005-2011. Nas duas primeiras etapas o TCE implantou diversas inovações, desenvolvendo sistemas tecnológicos para aprimorar o controle das contas públicas e também se tornou referência na área da comunicação com a sociedade.

No biênio que começa no dia 4, o principal projeto a ser desenvolvido nos próximos será o sistema de controle externo concomitante, que é o acompanhamento simultâneo aos atos de gestão.

O conselheiro Albano afirma que a transformação cultural que vem ocorrendo no Tribunal de Contas de Mato Grosso passa principalmente pela compreensão de que a instituição pública só tem sentido de existência se cumprir com qualidade e eficiência a sua finalidade constitucional. No caso do TCE, diz ele, a finalidade é a de auditar, apreciar e decidir, com técnica, celeridade e justiça, sobre a gestão dos recursos públicos. "Vamos trabalhar ainda mais essa conscientização, internalizando o princípio de que os nossos projetos e ações devem atender, primordialmente e pela ordem, o interesse da sociedade, o da instituição e o das pessoas que nela trabalham", disse.

O compromisso com a qualidade dos serviços prestados também será uma preocupação permanente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, explicou o conselheiro Valter Albano. Ele considera que o órgão que fiscaliza deve servir de exemplo também em seus procedimentos administrativos. Daí a ênfase que a gestão 2010-2011 vai dar à qualificação dos quadros internos, visando à capacitação em normas da administração pública, à capacitação técnica, celeridade, coerência e justiça nas decisões.

A posse, no dia 4, será às 15h30, no auditório da Escola Superior de Contas, anexo a sede do Tribunal de Contas, no Centro Político Administrativo.

Às 10h, no Gabinete da Presidência, o conselheiro Valter Albano atenderá a imprensa em entrevista coletiva.

notícia criada em 03/01/2010 as 22:55 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 983 vez(es).