Cuiabá e a Copa 2014

Começam a ser elaborados os primeiros projetos visando a Copa 2014 em Cuiabá.

A noticia da Construção de mirante valoriza Centro Geodésico, conforme sitio da Camara Municipal de Cuiaba, do dia 16 de Setembro de 2009.

A demarcação do Centro Geodésico da América do Sul feita por Marechal Rondon, situada em frente o prédio da Câmara Municipal de Cuiabá, deve deixar de ser apenas atrativo e passar a ser um ícone da indústria do turismo a partir da construção de um mirante na Praça Paschoal Moreira Cabral, cujo projeto arquitetônico já está pronto. O vereador Francisco Vuolo (PR), presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Copa e idealizador do projeto juntamente com o presidente da Casa, vereador Deucimar Silva (PP), afirma que sua intenção é que o projeto seja "abraçado" pela Agência Executora da Copa do Mundo (Agecopa) e, desse modo, seja incluído na lista de obras que visam preparar Cuiabá para receber os jogos em 2014.


Links Patrocinados



A obra está orçada em R$ 6 milhões. Até agora, segundo Vuolo, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, garantiram a liberação de R$ 1,5 milhão cada para a execução do projeto. "Esperamos contar com o apoio do governo do Estado e da prefeitura, além disso, poderemos utilizar recursos próprios", frisa. O prazo para a conclusão previsto é de um ano, a contar da data de início. Caso os recursos sejam liberados ainda neste ano, a licitação será feita logo no início do ano que vem.

Conforme o projeto, assinado pelos arquitetos José Roberto Andrade e Vivian Laccal Gomes, o mirante possui características alusivas à cultura indígena e às bandeiras de Mato Grosso e do Brasil. O piso do térreo será transparente com água em baixo que, segundo Vuolo, simboliza o oceano. Ainda no térreo, haverá espaço para três lojas que serão destinadas à venda de artigos que valorizem a cultura local. Já no primeiro piso será construída uma lanchonete e, na parte superior, ficará o mirante, com 23 metros de altura. De lá será possível avistar vários pontos turísticos, como o Morro de Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, assim como o ginásio Aecim Tocantins, o Morro da Caixa D´água Velha, e igrejas centenárias, como São Gonçalo e São Benedito. Ao todo, a torre terá a altura de 41 metros. Um elevador panorâmico facilitará o acesso aos espaços.

O local tem o intuito de fomentar o turismo da Capital. "As pessoas virão para ca (Cuiabá) com o advento da Copa. Se tivermos elementos para atrair as pessoas, elas voltarão. É preciso investir no turismo e esse é o momento propício", reafirma o vereador.

Fonte : Pollyana Araújo


notícia criada em 18/09/2009 as 08:38 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 989 vez(es).