CNM convida contadores a compartilharem experiências com balanço municipal

Muito importante para a gestão municipal a noticia veiculada hoje 15/02/2019 pela Agência CNM.

Confira, na íntegra.
É compartilhando que se aprende. Até o final de abril, os Municípios deverão consolidar e entregar aos Tribunais de Contas e a à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) as peças de balanços públicos como parte da prestação de contas anual. Por acreditar que a troca de experiências e de orientações entre contadores municipais pode ajudar a reduzir o volume de inconsistências e erros, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou o Contabilizando parcerias.

Nas próximas semanas, as áreas técnicas de Contabilidade e de Comunicação da entidade municipalista estarão coletando depoimentos dos contadores das prefeituras e órgãos de controle com relatos sobre o processo de fechamento do balanço, dúvidas e sugestões. Vale lembrar que as informações fornecidas aos Tribunais e à STN constam no sistema Siconfi e integram item do Cauc como critério de adimplência para recebimento de transferências voluntárias e contratações de operações de crédito.

Portanto, se algum detalhe não é atendido no balanço, seja por desconhecimento ou imperícia, o Município é penalizado. Espera-se que, com os vídeos e a troca entre os profissionais, a prestação de contas tenha mais qualidade, contribua para tomada de decisões pelos gestores, e elimine as penalidades de multas e o mérito das rejeições de contas públicas anuais.

Durante o prazo para entrega das informações, a entidade irá receber e compartilhar os depoimentos no site e nas redes sociais. Os profissionais podem enviar os vídeos do próprio celular, preferencialmente na horizontal, com duração de no máximo 1min e 30seg. O material deve ser encaminhado para o e-mail imprensa@cnm.org.br ou pelo WhatsApp (61) 9 9977-4508.

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

notícia criada em 15/02/2019 as 21:29 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 751 vez(es).