Gestores municipais têm dois compromissos na área de Educação até 30 de abril

Divulgamos noticia veiculada pela Agencia CNM, por ser de extrema importância para os Municípios.
Trata-se de dois assuntos: 1) Prestação de Contas de Recursos do FNDE (PNAE, PDDE PNATE), que deve ser feita através do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC); 2) Entrega das informações do SIOPE.
.........
Até o dia 30 de abril os gestores municipais devem ficar atentos a dois compromissos na área de Educação, alerta a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade destaca que é fundamental que os Municípios observem os prazos e as orientações a fim de não terem as transferências voluntárias e a celebração de convênios prejudicadas.

O primeiro compromisso se refere à prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), referente ao exercício de 2013. As informações devem ser enviadas ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Após enviadas as informações dos programas de alimentação e transporte escolar ao FNDE, as contas dos entes federativos serão analisadas por conselhos de acompanhamento e controle social, diretamente no Sistema de Gestão de Conselhos do FNDE. Os conselhos têm até o dia 14 de junho para registrarem seus pareceres, aprovando ou não as contas, nesse sistema. Já as contas do PDDE serão analisadas diretamente por técnicos da autarquia.

Segundo compromisso
A versão 2013 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) já está disponível para o envio das informações com gastos em Educação referente ao ano passado. Segundo informações dos responsáveis pelo Siope, dos 5.568 Municípios brasileiros, apenas 227 enviaram os dados.

O Siope é um sistema eletrônico gerenciado pelo FNDE que reúne informações sobre a aplicação da receita vinculada à manutenção e desenvolvimento do ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Os gestores municipais que não possuem senha para acesso ao Sistema devem providenciar ao FNDE o cadastro do secretário de educação ou do gestor responsável pelas informações educacionais de seu Município.

Isso deve ser enviado por meio de ofício timbrado para o número de fax (0xx61) 2022-4362 ou 2022-4692, ou pelo correio para SBS Quadra 2, Bloco F Ed. FNDE – CEP: 70070-929 - Brasília/DF.

Após a confirmação dos dados, o atendimento institucional do Fundo vai efetuar o envio da senha para o e-mail indicado no ofício.

A Confederação orienta para que os gestores municipais preencham corretamente o Siope, uma vez que o não envio desses dados pode impedir o repasse de transferências voluntárias e impossibilitar a celebração de novos convênios com órgãos federais. A CNM ressalta, porém, que a análise sobre a aplicação dos recursos destinados à Educação e a sua comprovação deve ser realizada pelos Tribunais de Contas.
..................

notícia criada em 19/03/2014 as 07:20 por Otaviano Teixeira Gomes Junior, visualizada 859 vez(es).